5 dicas para começar a empreender

Ultimamente temos visto o aumento de matérias e debates sobre empreendedorismo e como começar o próprio negócio e atingir uma certa liberdade financeira e de vida. Mas para começar a empreender existem diversas barreiras, muitas delas impostas pela própria mente.

Tenho notado que os maiores problemas estão relacionados com a dificuldade de abrir mão da “estabilidade” do emprego e a falta de capital inicial ou de conhecimento.

Começar a empreender pode ser realmente muito difícil, dar o primeiro passo implica em deixar para trás dúvidas e medos, o que é normal, todo mundo tem medo.

Mesmo as pessoas que hoje te inspiram e alcançaram o sucesso, tiveram medo um dia. A diferença é que dominaram o medo, pensaram no que queriam fazer, onde queriam chegar e começaram de alguma forma.

As dicas que darei para começar a empreender são para todos, independente do seu momento, idade, se tem filhos ou não, se é empregado ou não. É apenas questão de saber o seu momento e saber que dá pra começar.

Não precisa jogar tudo para o alto para empreender, dá pra começar independentemente da sua situação, basta dedicar um tempo para isto.

Vamos às dicas para começar a empreender já!!

planejar empreender

1. Planeje:

Faça planos sobre o seu negócio, onde quer chegar e em quanto tempo. Faça pesquisas sobre o mercado em que você quer empreender.

Crie um plano de negócio, pense na sua missão, visão e valores (leia sobre missão, visão e valores). Para iniciar um planejamento simples e ter uma visão de clientes, parceiros e recursos necessários monte um Canvas, ferramenta fantástica que irá guiar seus passos na etapa do planejamento para empreender. Aprenda a criar seu Canvas aqui.

2. Trabalhe seu perfil empreendedor:

Muitos acham que empreendedor nasce empreendedor, mas não é assim, qualquer pessoa pode desenvolver um perfil empreendedor, a única coisa que precisa é ter vontade, e se você está lendo este artigo, ótimo! Significa que vontade você já tem.

Busque ler sobre perfil empreendedor, sobre as características fundamentais de um empreendedor bem sucedido e no seu dia a dia vá aprimorando-as.

3. Conhecimento:

Sempre será preciso estudar diversas áreas. O empreendedor precisa conhecer muito bem algumas áreas e ao menos ter noção de outras. As dicas 1 e 2 envolvem estudos.

4. Não espere estar pronto:

Um grande problema e obstáculo para começar a empreender é achar que não está pronto.

Você nunca estará 100% pronto. Nunca ninguém esteve pronto. A sensação de que não está pronto causa medo, e nessa hora você precisa controlar o medo, ser mais forte que ele, ter a confiança necessária e superá-lo.

O conhecimento falado na dica anterior precisa ser aplicado, e com o passar do tempo mais e mais será preciso aumentar conhecimento e aplicá-lo.

5. Não tenha medo de errar:

Errar é humano, o planejamento é importante sim, muito importante aliás, mas nada sai 100% como planejado.

Saiba que vai errar e que pode errar, o importante é logo corrigir a falha e não se deixar abater.

É essencial para empreender saber que errar faz parte. Não estou falando para você ser relaxado, porém para acertar, precisa estar disposto a arriscar. Leia meu artigo sobre erros.

empreender e liberdade

Posso dizer para você que em praticamente tudo na vida, começar é difícil, mas depois que começamos as coisas começam a fluir.

Empreender também é assim e talvez até melhor, porque quando a ideia sai do papel novas oportunidades surgem, novas ideias aparecem, seu negócio vai se aprimorando, seja porque viver aquilo te faz ter outra visão, te trazendo pra perto do mercado e criando conexões com pessoas diferentes. De repente você estará replanejando, com ideias diferentes e oportunidades diferentes que vão surgir no decorrer do processo.

Este mês lancei o Podcast do Startando-se, os dois primeiros podem ajudar muito a começar(eu espero), o primeiro eu conto como comecei o blog. Já o segundo, falo sobre feito ser melhor perfeito, será mesmo que é?

Vou deixar aqui dois vídeos para te ajudar nesse assunto, é do Empreender em Foco, projeto que participo e que tem como objetivo ajudar as pessoas que desejam empreender ou que encontram dificuldades nos seus negócios.

Nestes 2 vídeos, falamos sobre como começar a empreender e o conhecimento necessário para empreender, respondendo perguntas de nossos seguidores no instagram. No nosso canal no YouTube tem vários outros vídeos, passa lá!

Não deixe de ver, abraços e até a próxima!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: